domingo, 31 de agosto de 2008

Português bem falado!


Certa vez, ao chegar a casa, o Dr. Fernando Louçã ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal.

Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar os seus patos de criação.

Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com os seus amados patos, gritou-lhe:
Oh, bucéfalo anácroto! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo acto vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e a socapa.
Se fazes isso por necessidade, transijo, mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com a minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência do que o vulgo denomina por nada.

E o ladrão confuso, pergunta:
Doutor, eu levo ou deixo os patos?

(os meus agradecimentos ao meu "correspondente de Inhambane")

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

MULHER -Rui Noronha (Poeta Mocambiano)

Chamam-te linda, chamam-te formosa,
Chamam-te bela, chamam-te gentil...
A rosa é linda, é bela, é graciosa,
Porém a tua graça é mais subtil.

A onda que na praia, sinuosa,A areia enfeita com encantos mil,
Não tem a graça, a curva luminosa
Das linhas do teu corpo, amor e ardil.

Chamam-te linda, encantadora ou bela;
Da tua graça é pálida aguarela
Todo o nome que o mundo à graça der.

Pergunto a Deus o nome que hei-de dar-te,
E Deus responde em mim, por toda parte:
Não chames bela – Chama-lhe Mulher

A UE e os EMIGRANTES

A chamada "Diretiva do Retorno" que harmonizará as regras para a detenção e expulsão de imigrantes ilegais por todos os países-membro da União Européia, foi aprovada,como é sabido,pelo Parlamento Europeu, em Estrasburgo

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Fernando Pessoa aos 10 anos de idade...

Não choro a perda da minha infância;
choro que tudo, e nele a minha infância, se perca.
É a fuga abstracta do tempo - que é meu, que me dói no cérebro físico pela recorrência repetida, involuntária, das escalas do piano lá de cima, terrivelmente anónimo e longínquo.
É todo o mistério de que nada dura que martela repetidamente coisas que não chegam a ser música, mas são saudade, no fundo absurdo da minha recordação.

Fernando Pessoa nasceu há 120 anos.
Antes não compreendia que as minhas perguntas não obtivessem resposta.
Hoje não compreendo porque um dia acreditei ser possível fazer perguntas.
Franz Kafka, Meditações, Col. Literatura Portátil, Ed. Alma Azul

Doentes e doentes....

Railós está doente. Salsinha doente está. Precisam de tratamento para as suas doenças. Lá fora, no estrangeiro “banati tuir” ou a exemplo de Rogério Lobato, uma vez que cá dentro, no Hospital Nacional Guido Valadares, não há hipótese de os tratar.
É o que, de há uns dias a esta parte, se tem lido nos jornais que nos dão igualmente conta de que já está a tratar-se dos passaportes de ambos.
Uma destas noites, no noticiário da RTTL, dizia o responsável da prisão que sim, Railós tem uma doença de pele, está inchado, embora os jornais digam que se trata de problemas de tensão (não percebi se hiper se hipo); quanto a Salsinha, acrescentou o responsável, está doente, sim, mas são essas coisas normais da época, está com “mear” que é o mesmo que tosse e “inus metin” que significa “nariz tapado”, constipado...Parece ainda que um ou outro, não me lembro qual, está tuberculoso.

Portanto, adianta o jornal, Railós está para sair agora, Salsinha, depois...Pois é verdade que os há imensos outros timorenses doentes com problemas de tensão hiper e hipo, coração, tuberculose, SIDA, epilepsia, lepra... E também é verdade que há mais de um mês anda para aí um vírus à solta que traz meio mundo doente, com tosse, constipação, resfriados, alguns até com “issin manas” ou febre. Há pra´í muita gente de “tissu” sempre pronto a entrar em acção e a inalar “tigger balm”, na esperança de que a inalação da quase milagrosa pomada chinesa desentupa as vias nasais. Há ainda os que se tratam com chá de ai lia, versus gengibre.
Há outros que, mais abonados, vão à farmácia, a “apotek” de seu nome indonésio, munir-se de comprimidos. Outros tantos residentes estrangeiros recorrem aos serviços médicos disponibilizados pelos seus países.
E também os há menos afortunados de conhecimentos ou de sorte que ficam pacientemente à espera de que a doença passe com o tempo... que nem sempre é o melhor remédio.
Antes de todos os direitos, diz-nos a Constituição que a vida humana é inviolável e que o Estado reconhece e garante o direito à vida. Claro, há a defesa dos direitos humanos que abrangem, naturalmente, os prisioneiros.
Tal como existe o direito à saúde que, embora consignado na Constituição, não chega a todos. Não consta – pelo menos não dei por isso - que haja algum movimento a favor da ida do enorme número de timorenses gravemente doentes para tratamento no estrangeiro.
Irrealista?
Ok, aceitemos. O país é pobre! Não havendo, pois, tratamento igual para todos os timorenses, sempre deveremos aproveitar a estadia do navio hospital norte-americano que, durante duas semanas, estará ao largo de Díli e se deslocará a outros distritos, tratando, medicando, operando os timorenses...
Já é alguma coisa!
Com a devida vénia;
Ângela Carrascalão



terça-feira, 19 de agosto de 2008

INBJUDAN - Convite

foto; Sérgio Santimano - Cóbuè - Lago Niassa- Mocambique- 2003

UPPSALA KONSTMUSEUM (Museu de Arte de Uppsala)
Till invigning av den nya konstnärliga utsmyckningen på Vänge skola
Para a inauguração
fredagen den 22 augusti kl 8.30
Välkommen! Bem-vindo
PRESSMEDDELANDE (Comunicado de imprensa) 2008-08-14

Sérgio Santimano, Niklas Holm och Sara Johansson på Vänge skola .
Fredagen den 22 augusti invigs den nya konstnärliga utsmyckningen på Vänge skola.
Verk av konstnärerna Sérgio Santimano, Niklas Holm och Sara Johansson har valts till skolan. Valet av konstnärer präglas bland annat av skolans intresse för internationella frågor och engagemang i världen. Vid invigningen närvarar bland annat konstnären Sérgio Santimano och Mocambiques ambassadör Pedro Comissario. Musikern Celso Paco med band spelar musik från Mocambique. Konsten invigs 8.30 av intendenterna för offentlig konst vid Uppsala konstmuseum Åsa Thörnlund och Maria Dahlström.

Sexta feira dia 22 inaugura-se uma nova ornamentação artística na escola de Vänge (Uppsala-Suécia).
Obras dos artístas
Sérgio Santimano, Niklas Holm e Sara Johansson foram as escolhidas.
Durante a inauguracão para além do artísta Sérgio Santimano e do embaixador de Moçambique na Suécia Pedro Comissário, haverá música interpretada pelo músico Celso Paco de Moçambique.
A abertura da inauguração será ás 08.30m pelos intendentes culturais do Museu de Arte de Uppsala, Åsa Thörnlund e Maria Dahlström.
© Sérgio Santimano

"Vänge skola" har en speciell relation till Mocambique bland annat genom engagemanget för flickanIsabel, från Mocambique. Fotografen, konstnären och Uppsalabon Sérgio Santimano är född i Mocambique. Med hans dokumentärt präglade bilder skildras livet i det samtida Mocambique. Santimano beskriver sina fotografier som dokument som ”visar och rapporterar utsnitt av samtiden, vardagen, hur man klarar livet, barnen, kvinnorna, naturen, det svåra, kärleken till livet”. På Vänge skola finns nu fotografier på barn som leker i Mocambique. Men här finns också nytagna fotografier av barn på Vänge skola som också leker. En av konstnärens drivkrafter är att skapa broar mellan människor och att ge förståelse för livet i Mocambique. Genom att integrera projekten från Mocambique och Sverige har Santimano utvecklat sin idé om konsten som brobyggare. Projektet med eleverna på Vänge skola är det första fotografiska projektet av detta slag som Santimano gjort i Sverige.


A escola de Vänge tem uma relação especial com Moçambique, entre as quais se destaca o apoio a menina Isabel Mathe (vítima de uma mina) de Moçambique e o fotógrafo e artísta residente em Uppsala Sérgio Santimano que nasceu em Moçambique.
Atravéz da sua fotografia documentária sobresai a vida em Moçambique. Santimano descreve a sua fotografia como documento que “ pretende mostrar o dia a dia, como as pessoas enfrentam a vida em Moçambique, crianças, mulheres, natureza e as dificuldades, amor pela vida”. Na escola Vänge temos agora fotografias com crianças que brincam em Moçambique. Mas também temos fotografias recentes das crianças de Vänge que também brincam. Uma das motivações artísticas ou atravéz da arte é o de se poder criar ligações, "pontes", entre as pessoas, para que estas compreendam melhor a vida em Moçambique. Atravéz da integração de projectos entre Moçambique e a Suécia, Santimano conseguiu desenvolver uma ideia de arte, de como "construir pontes".

O projecto com os alunos na escola de Vänge é o primeiro projecto fotográfico deste género que o Santimano realiza na Suécia.

För mer information (Para mais informações contactar)
Åsa Thörnlund, intendent offentlig konst, tel 018 727 13 70
e-post: asa.thornlund@uppsala.se
Maria Dahlström, intendent offentlig konst, tel 018 727 15 39
e-post: maria.dahlstrom@uppsala.se
Eva Björkman, marknadsföring, grafisk formgivning, tel 018 727 24 80, mobil 0768-30 48 91
e-post: eva.c.bjorkman@uppsala.se

www.sergiosantimano.com