quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Comunicado para os "fazedores de imagens"


Ayperi Ecer, presidente do júri do World Press Photo, vai também presidir ao júri da primeira edição do prémio de fotojornalismo Estação Imagem / Mora, que integrará ainda outros destacados nomes do fotojornalismo mundial.
Além de Ayperi Ecer, vice-presidente da Reuters-Pictures , o júri é composto por:
Walter Astrada, vencedor da categoria de reportagem de acontecimentos não programados, na última edição do World Press Photo;
Francesco Zizola, ex membro da agência Magnum e actualmente da Noor, que foi premiado por sete vezes no World Press Photo, tendo sido o vencedor da fotografia do ano 1996, com um trabalho sobre a tragédia das minas na guerra em Angola;
Magdalena Herrera, actual directora de fotografia da revista Geo (edição francesa) tinha sido até o ano passado e durante últimos dez anos a directora de arte da National Geographic France;
Monica Allende, editora de fotografia da prestigiada Sunday Times Magazine que recebeu o Picture Editor’s Award for Best Magazine em 2006.
O júri reunirá na terceira semana de Abril de 2010, em Mora, para avaliar os trabalhos concorrentes à primeira edição do Estação Imagem / Mora.
A apresentação dos trabalhos candidatos, obrigatoriamente em suporte digital , deverá ser feita entre 1de Fevereiro e 15 de Março de 2010, no site da Estação Imagem, actualmente em construção e disponível no final de Janeiro. No site os concorrentes encontrarão as instruções necessárias à sua inscrição.
Além do prémio Estação Imagem / Mora, no valor de 7.500 euros, serão ainda atribuídos outros sete prémios no valor de 2.500 euros cada, nas categorias de Notícia, Vida Quotidiana, Ambiente, Acção no Desporto; Artes e Espectáculo e Série de Retratos; além de uma categoria especial subordinada ao tema “2009 Ano de eleições”. Nesta categoria os fotojornalistas dos PALOP, podem concorrer com reportagens sobre as campanhas eleitorais que eventualmente se tenham realizado no seus países em 2009.
Caberá ainda ao júri apreciar as candidaturas a uma bolsa de 5.000 euros, destinada a apoiar a realização de um projecto incidindo sobre a região do Alentejo.
O prémio, criado pela Estação Imagem com o apoio da Câmara Municipal de Mora, está aberto à participação dos fotojornalistas portugueses (incluindo os que residem no estrangeiro), dos fotojornalistas estrangeiros residentes em Portugal, e ainda dos fotojornalistas residentes nos PALOP, independentemente da sua nacionalidade.
Mora, 5 de Janeiro de 2010

Luis Vasconcelos
+351 935152039
luis@estacao-imagem.com
www.estacao-imagem.com

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Armando Artur - Saravá !!!!


Entre as novidades, foi anunciado a dissociação da Educação da Cultura. Agora, uma coisa é uma coisa, e outra é outra. Para o cargo de ministro da Cultura, o presidente nomeou o seu homónimo Armando Artur, escritor e ex-secretário-
geral da AEMO.

Os agentes culturais voltam a ter um Ministério (e sobretudo um ministro) que se ocupa inteiramente das questões candentes dessa área.

Armando Artur João nasceu a 28 de Dezembro de 1962, na Zambézia. Publicou “Espelho dos Dias” (1986),”O Hábito das Manhãs” (1990), “Estrangeiros de Nós Próprios” (1996), “Os Dias em Riste” (2002), “A Quintessência do Ser” (2004), “No Coração da Noite” (2007) e “Felizes as Águas” (antologia de poemas de amor).

Venceu o Prémio Consagração FUNDAC em 2002, com “Os Dias em Riste”, e o Prémio Nacional de Literatura José Craveirinha, dois anos depois, com “Quintessência do Ser”.

O ministro possui também obra dispersa em revistas literárias, livros didácticos, antologias e jornais nacionais, e outra traduzida e/ou publicada pelo mundo fora.

É membro fundador da Associação Pan-africana de Escritores (PAWA), da qual é representante para Moçambique.

Foi secretário-geral da Associação dos Escritores Moçambicanos.

Actualmente exerce o cargo de vice-presidente do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa.