terça-feira, 21 de setembro de 2010

Luis Abelard


Na próxima quinta-feira, dia 23 de Setembro, o Luís faria 50 anos.

Nessa data será apresentado o seu livro “Com as Mãos“, retratos de 24 artistas moçambicanos, um projecto que tanto acalentou nestes últimos tempos.

O lançamento será duplo, em simultâneo. Em Lisboa na Livraria Babel, sita na Av. António Augusto de Aguiar. E no seu Maputo, às 18.30 h., na Associação Moçambicana de Fotografia.

Aí ficará também a exposição fotográfica correspondente ao livro, a qual estará disponível até ao próximo dia 30 (dias úteis: 15 às 20 horas; sáb e dom: 10 às 17 horas).

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Comunicado

Foto; Sérgio Costa

A direcção da Associação Ponte Moçambique Suécia, reunida a 07 de Setembro, decidiu condenar todos os actos de violência verificados nas manifestações de 01 e 02 de Setembro na cidade de Maputo e arredores, incluindo Matola.
Esta associação com base em Estocolmo expressa a sua solidariedade para com as vítimas mortais e inúmeros feridos, registados durante aqueles dias. As manifestações expressaram a onda de descontentamento entre o povo resultante da subida global de preços de produtos e serviços, como água, pão, energia e de todos os alimentos em geral. O levantamento popular foi aproveitado por oportunistas para saques e destruição de bens, actos que a Ponte Moçambique-Suécia condena, bem como o uso de munições reais e de força exagerada pelas autoridades.
Lamenta que os sindicatos não tenham sabido responder ao descontentamento do povo.
A Ponte está aberta a sugestões e vontades de apoio para uma sociedade mais equilibrada que luta pelo desenvolvimento.
A direcção da PONTE


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sol e Pesca da meia -noite

foto; Sérgio Santimano; Pita, Carlitos, eu e Henrique Dias. Agosto 2010.
Era sexta-feira. Depois do jantar na Palhota, resolvemos trocar as voltas à rotina e viramos à esquerda, no fim do beco exclusivo do sr. Fernando. As memórias levaram-nos para outros tempos onde havia locais como o Shangri-Lá e o DJ não fazia má cara quando pediamos música diferente. Encontramos este pequeno bar, mesmo em frente ao defunto Shangri-Lá. Este espaço simpático, de pesca tem tudo e de bar quase nada. Puro engano. Quando se pedem as bebidas elas chegam rápidas e fresquinhas. As novas donas quiseram preservar o espaço tradicional e afrontar os mamarrachos pós-modernos. Este bar tem tudo para aficionados da pesca e apreciadores de enlatados. Chama-se "Sol e Pesca". É mais um poiso para se beber um copo numa zona da um lisboa antiga, que pesca a modernidade com canas do tempo da Maria Cachucha. A não perder.
Antonio Oliveira

http://estradapoeirenta.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Um livro a sair em breve !!!



Na informacão publicada em cima diz que Albino Magaia faleceu no dia 27 de Marco o que é errado foi no dia 26 de Marco de 2010.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Até sempre!!!

Luís ABELARD - 1960 - 2010 (Agosto)
Não o conheci deste pequeno, conheci-o em 2001 penso eu quando regressei a Mocambique a fim de trabalhar junto á Associacão Mocambicana de Fotografia e realizar o meu projecto fotográfico sobre o Niassa. Desde logo tornamo-nos muito chegados e amigos a fotografia era sem dúvida o grande elo de ligacão!
Num belo dia o Luís convida-me a mim e minha familia para jantar á sua casa. Lá fomos e no momento de se tomar café veio a proposta do projecto que a foto (acima) ilustra, "Ilha a Preto & Cor" com texto de Conceicão Siopa (esposa), em Lisboa "Braco de Prata" a última amostragem púplica!
Os meus grandes sentimentos a familia próxima e á grande familia alargada que ele sabia bem encontrar e unir!
Sérgio Santimano (03 Setembro 2010)