segunda-feira, 7 de maio de 2007


30 anos de cooperação
A vice ministra da saúde de Moçambique Dr. Aida Libombo encontra-se em Uppsala, Suécia. >> -->
A razão da visita até ao momento, foi participar com a classe médica Suéca, enfermeiros, dentistas, anestesistas,técnicos de laboratório, bibliotecários, parteiras, cirugiões, etc. etc. num seminário realizado dia 27 do corrente mês, organizado pelos “Grupos Áfricas da Suécia” sobre os 30 anos de cooperação a nível da saúde. A organizacão que esteve por de trás deste recrutamento chama--se ARO.

O pretexto foi comemorar os trinta anos de cooperação neste sector.Há trinta anos atrás desembarcavam em Moçambique para ajudar o governo moçambicano recentemente independente e carente destes quadros no sector da saúde, depois da debandada em massa, dos quadros existentes nesta ex-colónia.O primeiro cooperante sueco Dr.Tom Åhrén que foi destacado para Nampula chegou em 1976 mais o Dr.Bertil Sörberg que foi para Pemba no mesmo ano, em Outubro e a enfermeira Gunila Nahlén.
O seminário abordou intervenções, palestra da Vice-ministra sobre a saúde ontem, hoje e amanhã e do director da saúde da Provincia de Cuamba o jóvem Dr.Dinis Viegas do Niassa da parte moçambicana e o Dr. Staffan Bergström da parte sueca, assim como pessoas ligadas a organização Grupos África da Suécia .Depois seguiu-se um convivio jantar, aonde a referida classe médica presente em mais de 150 pessoas, visionaram, slides, música, e cantos por eles interpretados assim como, discursos reelembrando os tempos em que solidariamente junto como o povo mocambicano, ombro a ombro lutaram para um serviço de saúde, na altura muito dificil, fosse minimizado. Uma noite repleta de emoção e de relatos de uma memória viva que propõe-se a continuar a lutar dentro do mesmo espírito para com este país chamado de Moçambique e que guardam no íntimo das suas personalidade e que os marca. Médicos bém conhecidos de Moçambique como Dr.Hans Rosling , Anna-Karin Karlsson, Ulf Högberg, são alguns dos que participaram também neste seminário...
Sérgio Santimano

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial