segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Cerâmica de Jonassane

Garrafa - três gargalos
CERÂMICA é o titulo de uma exposição de cerâmica do artista moçambicano Jonassane, que está patente na Galeria do Instituto Camões-Centro Cultural Português de hoje às 18.00 horas até 20 de Dezembro.
Jonassane é o nome artístico de João Maria Donato, artista moçambicano a residir presentemente em Londres.

A cerâmica é uma área que tem vindo a explorar desde 2003 e, desde aí, já expôs em Brasília e, por várias vezes, em Londres.
Nesta exposição no Instituto Camões em Maputo, Jonassane apresenta mais de trinta peças de cerâmica, naquela que é a sua primeira exposição individual em Moçambique.

Os seus trabalhos evidenciam uma poderosa influencia africana, bem visível nas mitologias abordadas, nos padrões e paletas de cor utilizadas.
“Nas pequenas ou nas grandes peças(...) sente-se o imaginário dos deuses – não dos longínquos mas dos deuses que vivem perto de nós – que falam à alma a mesma língua que nós falamos”, escreveu Teresa Roza d`Oliveira sobre a arte de Jonasssane.
A exposição, que abre hoje terá a apresentação do pintor Malangatana. O evento é organizado pela Missanga Ideias Projectos em parceria com o Instituto Camões e contou com o patrocínio dos CFM e TDM.
Com a devida vènia ; http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/307507

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial