sábado, 19 de setembro de 2009

AGENDA !

Foto; Sérgio Santimano;Montepuez;Da série "Cabo Delgado - Uma história fotográfica sobre África 1997".

- Aquino de Bragança recordado em livro.
“AQUINO de Bragança: Batalhas Ganhas, Sonhos a Continuar” é o título da obra de autoria de Sílvia Bragança, a ser lançada no próximo dia 22 do mês em curso, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissnao. O livro sai sob a chancela da Sociedade editorial Ndjira e será apresentada pelo Professor Doutor José Luís Cabaço.Maputo, Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2009:: Notícias
Sílvia Bragança, autora da obra, refere, citada num comunicado de imprensa da Ndjira e enviado à nossa Redacção, que a mesma é antes um conjunto de pensamentos, palavras dispersas, ideias e memórias.
Para o prefaciador da obra, Luís Filipe Pereira, a publicação desta obra “é ainda uma homenagem justa a todos os combatentes das lutas de libertação e a todos que, no pós-independência, deram o seu melhor contributo para a construção de um novo país”.
Aquino de Bragança chegou a Moçambique em 1948, mas pela discriminação racial parte para Portugal e de seguida para França. Em Grenoble e Paris floresciam os debates acalorados nos anos 50.
Aquino conviveu com estudantes, políticos, jornalistas, intelectuais e filósofos,amadurecendo os ideais de liberdade dos povos colonizados.
Aquino de Bragança chegou a ser mais tarde confidente indispensável dos principais dirigentes políticos das ex-colónias portuguesas, como Eduardo Mondlane, Agostinho Neto e Amílcar Cabral.
Até à data da sua morte, Aquino de Bragança mantinha os cargos de conselheiro do Presidente Samora Machel e também director do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane.
Aquino de Bragança perdeu a vida a 19 de Outubro de 1986, no acidente de Mbzuni, que vitimou, entre outras individualidades, o Presidente Samora Machel.
Com a devida vénia;http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial