quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Comunicado para os "fazedores de imagens"


Ayperi Ecer, presidente do júri do World Press Photo, vai também presidir ao júri da primeira edição do prémio de fotojornalismo Estação Imagem / Mora, que integrará ainda outros destacados nomes do fotojornalismo mundial.
Além de Ayperi Ecer, vice-presidente da Reuters-Pictures , o júri é composto por:
Walter Astrada, vencedor da categoria de reportagem de acontecimentos não programados, na última edição do World Press Photo;
Francesco Zizola, ex membro da agência Magnum e actualmente da Noor, que foi premiado por sete vezes no World Press Photo, tendo sido o vencedor da fotografia do ano 1996, com um trabalho sobre a tragédia das minas na guerra em Angola;
Magdalena Herrera, actual directora de fotografia da revista Geo (edição francesa) tinha sido até o ano passado e durante últimos dez anos a directora de arte da National Geographic France;
Monica Allende, editora de fotografia da prestigiada Sunday Times Magazine que recebeu o Picture Editor’s Award for Best Magazine em 2006.
O júri reunirá na terceira semana de Abril de 2010, em Mora, para avaliar os trabalhos concorrentes à primeira edição do Estação Imagem / Mora.
A apresentação dos trabalhos candidatos, obrigatoriamente em suporte digital , deverá ser feita entre 1de Fevereiro e 15 de Março de 2010, no site da Estação Imagem, actualmente em construção e disponível no final de Janeiro. No site os concorrentes encontrarão as instruções necessárias à sua inscrição.
Além do prémio Estação Imagem / Mora, no valor de 7.500 euros, serão ainda atribuídos outros sete prémios no valor de 2.500 euros cada, nas categorias de Notícia, Vida Quotidiana, Ambiente, Acção no Desporto; Artes e Espectáculo e Série de Retratos; além de uma categoria especial subordinada ao tema “2009 Ano de eleições”. Nesta categoria os fotojornalistas dos PALOP, podem concorrer com reportagens sobre as campanhas eleitorais que eventualmente se tenham realizado no seus países em 2009.
Caberá ainda ao júri apreciar as candidaturas a uma bolsa de 5.000 euros, destinada a apoiar a realização de um projecto incidindo sobre a região do Alentejo.
O prémio, criado pela Estação Imagem com o apoio da Câmara Municipal de Mora, está aberto à participação dos fotojornalistas portugueses (incluindo os que residem no estrangeiro), dos fotojornalistas estrangeiros residentes em Portugal, e ainda dos fotojornalistas residentes nos PALOP, independentemente da sua nacionalidade.
Mora, 5 de Janeiro de 2010

Luis Vasconcelos
+351 935152039
luis@estacao-imagem.com
www.estacao-imagem.com

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial