domingo, 28 de março de 2010

Por Albino Magaia !


Da série; "MUANAKADZE" Beira 1996. (Sérgio Santimano)



MEU PAÍS
Pátria moçambicana repleta de gente de toda a cor
eu amo-te meu País.
Terra de caju e de Maconde
pátria de algodão e de Macua
pais de canhu e de Changane
de Sena e de açúcar
de coco e de Ronga
de Bitonga e de mar
Pátria moçambicana
repleta de gente de toda a cor
tu és terra de branco
de branco e de mulato
de mulato e de chinês
e nem falta no teu coração
descendente de Paquistão.

Nas tuas mãos abertas como um Pai
entram tribos do Norte e do Sul
raças de todos os continentes
porque teu solo é grande.
Tens mandioca para todas as bocas
e tens mapico. Tens marrabenta
e teu peito pulsando ao ritmo de chigubo
tem leite de branco de preto e de mulato
És fértil
minha Pátria beijada pelo Índico.
Eu amo-te meu País.

[...]

Meu País beijado pelo mar
terra de savanas e montanhas
de chuvas calor e cacimbo
de rios e matas amigas
das tuas entranhas nasce uma voz
que sobe e fere os tímpanos de todos os pontos cardeais
falando de uma filha querida de África.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial